PRESTAÇÃO DE CONTAS MUNICIPAL – ELETRÔNICA

Prefeitura de Montezuma, no interior de Minas Gerais, iniciou em 2017 o processo de conversão digital dos documentos físicos da prestação de contas dos órgãos municipais. Uma iniciativa que pretende dinamizar o acesso e a disseminação das informações entre poder legislativo e a sociedade, permitindo a visualização instantânea das imagens dos documentos.

Além disso, o Município estima que serão economizadas cerca de 250 mil folhas de papel por ano. Entre os benefícios do projeto Prestação de Contas Municipal Eletrônica (PCM-e) estão: redução de acervo documental em meio físico, baixo custo de armazenamento, durabilidade, segurança e facilidade para acesso e transmissão.

A iniciativa ainda contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio do #ODS 12 (consumo e produção responsáveis) e #ODS 16 (instituições eficazes). O projeto foi um dos 30 selecionados para a 2ª etapa do Prêmio Municiência Ciclo 2017-2018, organizado pela CNM – Confederação Nacional de Municípios em parceria com a União Europeia.

A lista com os aprovados para a próxima etapa será divulgada no dia 19 de março, em nossa rede social e no site: http://www.municiencia.cnm.org.br/.